sábado, 18 de abril de 2009

Atividade 06B - Argumentação

Meu RA é 071761 e sendo ímpar, desenvolverei uma argumentação contrária a questões abordadas.


Variações sobre arte e ciência

Lirismo no texto científico

Um texto científico, seja um relatório enviado a uma agência de pesquisa, um artigo científico que será enviado a uma revista científica renomada ou um projeto de iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado deve ser escrito de forma clara e sucinta, sem pormenores que não enriqueçam o trabalho e utilizando uma
linguagem técnica.

Não há como utilizar de lirismo no texto científico, em notadas áreas da Ciências, assim como utilizar de opinião pessoal para a discussão de um determinado estudo realizado. Não há como usar, por exemplo, de devaneios líricos em estudos na área das Ciências Biológicas, por exemplo, nem sequer utilizar de opinião própria. Não há como realizar a discussão de um projeto de pesquisa sem o embasamento técnico-científico necessário para a sua realização. Não há como, por exemplo, discorrer sobre a importância de novos métodos para a preservação de órgãos a serem transplantados utilizando apenas de uma visão de mundo ou pautada em lirismo. É necessário todo um cuidado com a linguagem e termos utilizados em um estudo, seja ele qual for, para que não venha, mais tarde, a ser desacreditado no meio acadêmico.



Considerações sobre a neutralidade da Ciência

Cidadão comum e conhecimento científico


O conhecimento científico é fruto de muito trabalho e estudo por parte daqueles que se propõem a fazê-lo. São necessários anos de dedicação para chegar a uma especialização concreta e conhecimento acumulado necessário para o desenvolvimento de uma linha de pesquisa própria, sem a “interferência” de um orientador.

O texto científico é “cheio” de termos técnicos e, por ser muito específico, para compreendê-lo é necessário, inclusive, algum domínio acerca do assunto, não sendo, portanto, fácil transmitir seu conteúdo ao cidadão comum.

São óbvios os motivos pelos quais a ciência deve ser divulgada. Mas fazê-lo precisa de cuidado, para não caracterizá-la como algo que não traga frutos para a sociedade.

Trazer conhecimento científico ao cidadão comum não é tarefa fácil, ainda mais se tomarmos por base o que é relatado no PCN, onde o aluno “absorve” conhecimento do professor, sendo considerado, neste ponto, uma tabula rasa, sem levar em consideração todo o conhecimento adquirido por ele até aquele instante.

O objetivo de um estudo científico é, em geral, voltado para o benefício da sociedade em um todo, mas é necessário todo o cuidado para que a sociedade não o rotule como algo desnecessário ou até anti-ético, como, por exemplo, a criminalização de cientistas que usam cobaias para seu estudo.

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