sábado, 11 de abril de 2009
Atividade 05 - Estrutura do Texto e Abordagem de Questões Acadêmicas
Estrutura do Texto “Variações sobre arte e ciência”
Título: Variações sobre arte e ciência
Autor: Octavio Ianni
Palavras chave: debate, ciência, arte, filosofia, linguagens.
Resumo
A caracterização da ciência, por um suporte metodológico, pode ser traçado nas ciências, filosofia e artes, sobrepuja-se o experimentalismo, incitado pelo positivismo, sobre os debates fundamentais, de cunho ontológico e epistemológico.
A ciência foi esmiuçada nos séculos XX e XXI, nos campos das artes, ciências e filosofia, não ocorrendo o mesmo no campo do pensamento humano, pois não se consideram teologia e mitologia temas modernos, não sendo, portanto, passíveis de pesquisa.
A discussão corre, historicamente, em torno dos temas citados (artes, filosofia e ciências) e aborda citações de diversos pensadores, como Gadamer, Copérnico, Rousseau e Marx.
Dependendo da forma da narração, um texto científico pode ser concebido em uma entonação dramática ou épica, e também lírica.
Metodologia
Utilizando de vários excertos literários de pensadores como Maquiavel, Galileu e Marx, em torno da discussão entre ciência e arte, o autor desenvolve a discussão.
Durante todo o texto, o autor esmiúça a dicotomia ciência X arte, suas nuances e até que ponto se distinguem e se confundem, mostrando, até que um texto científico pode ser concebido em uma entonação dramática ou épica, e também lírica, aproximando-o do ponto de vista do autor, podendo, inclusive, relatar o seu ponto de vista.
Referências bibliográficas
O autor utiliza, para a formação do texto estudado, uma gama de cerca de vinte obras, dentre as quais se destacam O capital, de Karl Marx, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean-Jacques Rousseau e Ciência e Política, de Max Weber, dentre as quais utilizou excertos para complementar seu texto.
Abordagem das questões acadêmicas
Levando-se em conta que o texto não tem a estrutura de um artigo científico, sendo mais caracterizado como um texto literário, de cunho informativo, nota-se a citação da crescente subdivisão de “áreas” do conhecimento. Esse fenômeno é notado em qualquer área do conhecimento, com a profunda especialização de estudiosos a respeito dos campos do saber. Mesmo em Ciências, Artes e Filosofia, é clara a fragmentação do conhecimento para o possível aprofundamento dos estudos, utilizando técnicas, muitas vezes, conhecidas e relatadas em diversos artigos científicos, como a elaboração e utilização de uma nova metodologia de trabalho.
Há, no texto, a discussão da linguagem utilizada no trabalho científico, geralmente informal, mas podendo, em certas ocasiões, ter um caráter lírico, não representando somente o resultado de um estudo realizado, mas, por vezes e, dependendo da área estudada, a opinião do autor que o realizou.
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Estrutura do Texto “Considerações sobre a neutralidade da Ciência”
Título: Considerações sobre a neutralidade da Ciência
Autor: Marcos Barbosa de Oliveira
Palavras chave: Ciência; tecnologia; neutralidade; relativismo; imparcialidade.
Resumo
A neutralidade da Ciência é tratada no texto como sendo importante para a sociedade, tanto que é fato a existência do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Para efetuar seu estudo de forma clara, o autor o realiza dividindo-o em três partes, a saber: a imparcialidade, neutralidade aplicada e neutralidade cognitiva, tendo por objetivo desenvolver claramente sua discussão.
Metodologia
O autor utiliza o texto do PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – para iniciar seu estudo a respeito da neutralidade da Ciência. Porém, como o mesmo autor cita, no decorrer do texto, nem mesmo o PCN deixa claro como isso deve ser feito. Julga, então, necessário a discussão acerca dos três itens propostos para a neutralidade da Ciência: imparcialidade, neutralidade aplicada e neutralidade cognitiva.
Referências bibliográficas
É utilizada, para a formação do texto, poucas referências bibliográficas quando comparadas com o primeiro texto. O item bibliográfico que se destaca é, sem dúvida, Parâmetros Curriculares Nacionais, 1ª à 4ª séries da Educação Fundamental, vol. 4, do Ministério da Educação e do Desporto. São listadas nada mais do que 7 referências bibliográficas que foram consultadas para a elaboração do texto.
Abordagem das questões acadêmicas
Nota-se a disposição do texto sob a forma de artigo científico, com a presença de Resumo, Palavras-chave, Abstract e Keywords (estes apresentados no final do texto). Trata-se de um texto cuja finalidade é de promover o debate acerca da neutralidade da Ciência, e o que isso representa para a sociedade. “Não é possivel pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico” – cita o texto. Contudo, cita a transferência de conhecimento professor-aluno somente na forma expositiva, sendo o aluno é o responsável pela “absorção das informações”, não o estimulando acerca do pensamento científico, propondo uma nova maneira de construir o conhecimento dentro da sala de aula.
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Na abordagem das questões acadêmicas da texto "Variações sobre arte e ciência" analisanos exatamente a mesma coisa: a especialzação e a presença lirica nos textos cientificos..
ResponderExcluirBom texto.
Parabens
Olá Maria Luiza! tudo bom?
ResponderExcluirIdentificamos em comum questões acadêmicas nos dois textos que nos foram fornecidos. No texto "Variações sobre arte e ciência" assim como você apontei tanto a fragmentação das áreas da ciência quanto a linguagem dos textos científicos que podem as vezes apresentar um caráter lírico.
No texto "Considerações sobre a neutralidade da Ciência", a semelhança se apresentou de maneira mais sutil, e seria o link entre o saber científico e o cidadão comum.
beijos,
Tati