sexta-feira, 20 de março de 2009

Atividade 02c - Artigo, Relatório e Ensaio

O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. Assim, os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.

O artigo possui a seguinte estrutura:

1.Título
2. Autor (es)
3. Epígrafe (facultativa)
4. Resumo e Abstract
5. Palavras-chave;
6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão),
7. Referências.

Exemplos de artigo científico:
· http://www.senckenberg.de/odes/04-03.pdf
· http://www.new.dli.ernet.in/rawdataupload/upload/insa/INSA_1/20005b7c_456.pdf

Um relatório é um tipo de documento impresso utilizado para reportar resultados parciais ou totais de um determinado experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento, esteja ele finalizado ou ainda em andamento. Pode-se utilizar uma formatação padrão, seguindo normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).

Existem 3 tipos de relatório:

· Crítico: descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida, a fim de dar a conhecer.
· Síntese: menos elaborado, referente a anteriores relatórios.
· Formação: mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso, estágio ou projeto de pesquisa.Todo e qualquer relatório deve ser pormenorizado destacando todos os aspectos importantes, para uma mais fácil absorção de sua ideia geral.

Exemplo de relatório:

· http://www.ufpb..br/aai/editavel/alunos_brasileiros/programas_de_intercambio/relatorios-boslaslusobrasileiras/2007/Alex%20Maia%20Duarte%20Filho.pdf
· http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/textos/598.htm

O ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo idéias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. Consiste, geralmente, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico. Por essa razão, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset o definiu como "a ciência sem prova explícita".

Exemplos de ensaio:
· http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/simone/saramago.doc
· http://www.recantodasletras.net/ensaios/221386

Um comentário: