sábado, 28 de março de 2009

Atividade 03c - Texto descritivo e argumentativo

Texto descritivo:

O decreto-lei, cujo texto é um pouco cansativo, foi revisto por algumas vezes, em 1964, em 1967 e em 2000. O decreto prevê condições mínimas a serem supridas pelo salário pago ao trabalhador, como alimentação, higiene, habitação, transporte e vestuário. O conceito físico de trabalho, ainda que cansativo na leitura, traz a interpretação física do fenômeno da força aplicada ao deslocamento.

A tela de Portinari retrata a colheita de café executada por escravos, fato este representado pelas características físicas dos personagens representados.

Texto argumentativo:

O decreto-lei criado em 1943 foi criado por Getúlio Vargas, um presidente paternalista, cuja bandeira era defender os pobres e, com a criação do salário mínimo cria condições mínimas para que aqueles trabalhadores mais necessitados possam se prover. São trabalhadores braçais, que possuem pouca ou nenhuma instrução e cujo conhecimento não agrega valor ao seu trabalho. Tal atitude fez com que Vargas fosse ainda mais querido pela parcela da população que se beneficiava da lei.

O conceito de física disponível para leitura é de conteúdo maçante, porém, retrata como deve ser um texto técnico: possui linguagem formal, imparcialidade e busca levar um conhecimento técnico ao leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário