sábado, 28 de março de 2009

Atividade 03b - Percepções acerca do trabalho

Para a composição dessa atividade, foram disponibilizados o texto do decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, um conceito de física descrito no site Wikipédia, uma tela intitulada Café de Cândido Portinari e um vídeo da música Construção, de autoria de Chico Buarque.
Em todas as apresentações, o tema comum é o trabalho, onde é tido como algo realizável, físico, de algum esforço manual, sem requerer, entretanto a capacidade intelectual para sua realização.
O decreto-lei data de 1943 e foi assinado por Getúlio Vargas. Posteriormente alterado em 1964, em 1967 e em 2000.
Há, no decreto-lei nº 5.452 de 1º de maio 1943, a descrição de uma forma de pagamento remunerado por esse tipo de trabalho onde se devem suprir as necessidades diárias de alimentação, transporte, vestuário, habitação e higiene do trabalhador. Portanto, pode-se concluir que o salário mínimo é uma forma de uniformizar e organizar os vencimentos recebidos pela classe que sustenta a pirâmide social.
Há a descrição de um conceito de física, também denominado trabalho, onde é necessário que seja executado o deslocamento de algum peso para que haja trabalho.
Na pintura de Portinari, há a manifestação gráfica da execução de um trabalho braçal, mais especificamente, numa plantação de café, onde trabalhadores representados pela pele escura, lábios grossos e nariz largo, representam a parte da sociedade explorada na escravidão, humilhados pelo “supervisor” de pele clara. O trabalho retratado na pintura não necessita de mão de obra qualificada, sendo o trabalhador explorado e, para isso que o decreto lei, representado pelo primeiro texto, tenha sido criado, muitos anos depois.
A música de Chico Buarque retrata o cotidiano de uma pessoa simples, onde, na letra, apenas a última palavra é permutada durante a estrofe, alterando drasticamente o sentido da frase e a visão da cena. E, alterando toda essa visão geral da cena, é retratado o cotidiano de muitas pessoas, banalizando a vida de uma forma geral, criando quase que uma regra para a pessoa comum, como vive, como trabalha, como ama e como morre. A percepção de trabalho na minha área compreende, em grande parte a dedicação, muitas vezes, de uma vida inteira, à pesquisa de determinado campo da vida, seja ele relacionado com a conservação e diversidade animal de um local antropizado, preservado ou a regeneração de uma área degradada; pesquisa de uma proposta para uma vacina contra uma doença que assola a população mundial ou propostas de energias renováveis para suprir a necessidade energética do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário